14 de dezembro de 2008

Pudim de leite condensado com caramelo




Convidei ontem a minha avó para almoçar e como ela gosta imenso de pudins de leite, não hesitei nem um minuto na escolha da sobremesa que iria preparar. Além de fácil e infalível, esta receita consensual tanto no Brasil como em Portugal, costuma agradar a todos e cai muito bem no final de uma refeição mais consistente, como foi a de ontem - com uma alcatra de carne a desempenhar o papel principal...

Ingredientes para 12 pessoas

- 2 latas de leite condensado (+/- 790 g)
- 2 latas de leite (usar a lata vazia do leite condensado como medida)
- 8 ovos

Calda de caramelo

- 2 chávenas* de açúcar
- 2 chávenas de água

* 1 chávena (xícara) = 1 boião (pote) de iogurte (1 cup = 250 ml)

Preparação

Pré-aquecer o forno à 180ºC. Preparar um banho-maria colocando um recipiente com água no forno enquanto este aquece.

Colocar a água e o açúcar num tacho e levar ao lume, mexendo até obter um caramelo bem dourado.

Verter a calda de caramelo numa forma redonda com chaminé (30 cm de diâmetro). Espalhar a calda, fazendo girar a forma até o interior ficar bem revestido de caramelo. Reservar.

Colocar o leite condensado, o leite e os ovos no copo de um liquidificador. Bater em alta velocidade por 3 minutos.

Despejar o preparado na forma e cobrir com uma folha de alumínio alimentar. Levar ao forno, em banho-maria, por 1h30, à 180ºC. Remover a folha de alumínio 30 minutos antes do final da cozedura.

Retirar o pudim do forno e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífico por pelo menos 2 horas antes de desenformar, colocando um prato sobre a forma e virando rapidamente. Servir fresco.

Arrefecer : Esfriar
Frigorífico : Geladeira

18 comentários:

  1. Hummm que delícia...mesmo boa para o Natal :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns. Ficou lindo e calculo que tenha sido muito elogiado!Bjs. Boas Festas! Bombom

    ResponderEliminar
  3. adoro pudim seja ele qual for e este tem um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  4. É verdade que o pudim é uma sobremesa que agrada a todos, mas para mim, os de leite condensado e os de ovos são os melhores. E prova disso é essa maravilha que fizeste! :)

    ResponderEliminar
  5. Também gosto muito de pudins. Que bom teres avó ainda. Eu era muito nova quando perdi todos os meus avós!
    Bom Domingo :)

    ResponderEliminar
  6. Está com um aspecto. Hummmm.
    Acho que vou tentar fazer na passagem de ano, que é quando vou ter visitas em casa.
    Beijinhos. Mónica

    ResponderEliminar
  7. Este Pudim tem bom aspecto, vou fazer já hoje obrigado pela receita. Feliz Natal e beijos para a avó

    ResponderEliminar
  8. Também gosto muito de pudins e com leite condensado ficam divinos.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Elvira Que maravilha!!!é dos pudins que mais gosto.Está com um aspecto de comer e chorar por mais...

    Bjinho

    ResponderEliminar
  10. Para mim também não há melhor pudim que o de leite condensado.
    Ficou perfeito!
    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Adorei o teu blog.
    Acho que vou experimentar algumas receitas tuas, espero que não te importes.
    Depois posto no meu blog se não te importas.
    Beijufas

    ResponderEliminar
  12. Que tremendo bom gosto tem tua vózinha hein!
    Tô com ela e não abro, pudim de leite é tudo de bom!
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  13. Elvira, atribui-te um miminho carinhoso (não sei se já é repetido), passa no meu blog! Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  14. o sempre bom e clássico pudim. Nunca vai perder a majestade !!!

    boa semana

    bjks

    ResponderEliminar
  15. É dos meus pudins favoritos, ficou lindo, boa viagem de volta á linda ilha da Terceira, bjs

    ResponderEliminar
  16. E o pudim que fazia a minha tia quando eu ia de férias !
    Beijinhod

    ResponderEliminar
  17. Já fiz este pudim e publiquei é maravilhoso, Obrigada e beijinho

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !