24 de agosto de 2006

Queijadas de Sintra



Pasteis de nata e queijadas são a minha perdição...! No outro dia, tentei realizar queijadas de Sintra em casa e saíram muito bem. Os meus bolinhos ficaram mesmo parecidos com os das pastelarias.

Ingredientes para 12 unidades

Massa

- 350 g de farinha
- 1 pitada de sal fino
- 75 g de manteiga
- 1 ovo
- 1,2 dl de água

Recheio

- 4 queijinhos frescos
- 1,5 colheres (sopa) de farinha
- 160 g de açúcar
- 1 pitada de sal fino
- raspa de 1/2 limão
- 1 colher (café) de canela em pó
- 8 gemas
- 80 g de manteiga derretida

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Preparar a massa : misturar a farinha com o sal e a manteiga cortada em pedacinhos. Amassar, esfregando com a ponta dos dedos. Juntar o ovo e a água. Voltar a amassar.

Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada ligeiramente polvilhada com farinha. Recortar 12 círculos na massa. Forrar forminhas salpicadas com água com os círculos de massa. Reservar.

Passar os queijinhos por um passador de rede fina, pressionando com os dedos. Transferir para uma tigela funda e incorporar o açúcar, o sal, a raspa de limão e a canela. Juntar as gemas e a manteiga derretida. Misturar muito bem até os ingredientes ficarem ligados.

Distribuir o creme pelas forminhas. Levar a cozer no forno - a 190ºC - por 25-30 minutos.

Deixar amornar e desenformar. Servir as queijadas levemente mornas ou frias.

6 comentários:

  1. Bom dia Elvira!

    Parece que hoje combinamos postar receitinhas de queijadas

    as suas estão divinais!!! vou já "roubar" a sua receita e guardar no meu caderninho

    ;-)

    ResponderEliminar
  2. Nunca experimentei, mas a aparência denuncia a delícia que deve ser! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Adoro queijadinhas de Sintra! Estas ficaram lindas :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por esta maravilha, que eu procurava depois de muito tempo ! Fiz e coloquei la no blog ! So estou na duvida se usei o bom queijo ! bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Como comentei na receita da queijada falsa, fiz também as de Sintra. Muitos problemas...
    Esta massa é impossível de fazer. Já havia tentado antes em casa e ficou algo que só mandíbulas de aço podiam comer, e a dificuldade também de estivar esta massa dura. Optei então por testar algo. Comprei massa folhada pronta e também massa de pastel e forrei forminhas de empadinhas com elas. Ficaram ótimas, mas acho que a massa de pastel deixou mais próxima da de Sintra. Também não é fácil adaptar esta receita ao Brasil. "Queijinhos frescos"? Imaginei que cada um teria uns 50g e usei 200g de queijo de minas. Raspa de meio limão ficou muito forte. Acho que os limões aqui - de casca verde - são mais fortes. Ficou quase uma torta de limão! rs
    Da próxima vez farei com uma leve raspinha.

    ResponderEliminar
  6. Oi Elvira, estou louca pra testar esta receita, mas fiquei com 2 dúvidas, o que são 1,2 dl de água (como posso medir isso aqui no Braisl?) e também quanto ao tipo de queijo, o que posso usar no lugar de 4 queijinhos frescos? São queijos tipo frescal? Qual a quantidade em gramas? Se puder me ajudar, agradeço muuuuuito! Beijos e parabéns pelo seu blog maravilhoso!!! E delicioso!!!!

    niciapontes@gmail.com

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !